terça-feira, 25 de setembro de 2012

Artigo Cíentifico - Site de Compras Coletivas








Artigo Cíentifico 
Site de Compras Coletivas






Alunos:
Benedito L. Sarges
Fabricio dos S. Rodrigues
Herlon Pinto
Wanderley Nunes Cristo

Prof. Orientador:
Bruno Diego




Breves
2012





RESUMO

O crescimento da internet como mídia deu espaço para a criação de uma nova forma de comércio: o comércio eletrônico, conhecido por e-commerce. Esse comércio já movimenta quantias que formam uma parte significativa do PIB de países como os Estados Unidos, por exemplo. Isso ocorreu porque empresas de “fora” da internet passaram a ver a rede como uma excelente fonte de promoção e fortalecimento de suas imagens, além de informação aos clientes, redução de custos operacionais e expansão do mercado. Surgem então os sites especializados na comercialização de produtos, que, assim como as lojas físicas, devem possuir um ambiente agradável e de fácil acesso aos usuários, incitando-os a consumir, através dos sites, o que antes adquiriam em lojas ou pelo telefone. É nesse contexto de crescimento do e-commerce que o presente Artigo mostra o funcionamento dos sites de Compra Coletiva Objetivando sua Criação.



ABSTRACT

The growth of the Internet as media gave rise to the creation of a new form of commerce: e-commerce, known as e-commerce. This trade now moves amounts that form a significant part of the GDP of countries like the United States, for example. This was because companies "outside" of the Internet began to see it as an excellent source of promotion and strengthening of their images, and information to customers, reduce operating costs and market expansion. Then come the specialized sites in the marketing of products, as well as physical stores, they should have a pleasant and easily accessible to users, encouraging them to consume, through the sites, which previously purchased in stores or by phone. In this context of growth of e-commerce that this article shows the operation of collective purchasing sites Aiming his creation.



Palavras Chave: Compra Coletiva, E-commerce, Internet.


I.    INTRODUÇÃO
I
niciadas em 2008 nos estados Unidos através do site Groupon, as compras coletivas espalharam-se pelos diversos países desde então, ganhando espaço e visibilidade no mercado.
A compra coletiva é uma modalidade do e-commerce que consiste em vender produtos e serviços a um preço reduzido (com descontos de 30% a 90%) para uma grande quantidade de pessoas, sendo cada oferta ativada após um número mínimo pré-estabelecido de compras. Ou seja, quando a oferta é divulgada no site, torna-se válida após atingir esse número pré-estabelecido de aderências, caso contrário, ela é desfeita e o dinheiro devolvido aos consumidores.
No Brasil, as compras coletivas iniciaram-se em março de 2010 através do site Peixe Urbano, que hoje divulga ofertas de mais de 60
cidades do país. Pouco mais de um ano após o lançamento do site pioneiro, o Brasil chega a ter mais de 1,2 mil sites de compras coletivas em operação ou em fase de andamento (fonte: http://www.e-commerce.org.br/compra-coletiva.php). Em apenas um ano de funcionamento, as compras coletivas movimentaram no Brasil cerca de 500 milhões de reais, e a tendência desse mercado é expandir-se (fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=915264).
As compras coletivas difundiram-se tão rapidamente por apresentar benefícios a todas as partes envolvidas da negociação: os anunciantes têm a chance de vender suas mercadorias em maior volume, por conta de seu baixo preço, e assim divulgar a marca da empresa à um número maior de pessoas; ao consumidor é dado o direito consumir, a um preço acessível, produtos e serviços de seu interesse; por último, os sites ficam com 50% do valor da venda total.


II.    DESENVOLVIMENTO


A onda de sites de compra coletiva no Brasil chegou a todo vapor no final de 2010, e assim com diversos sites surgindo a cada dia em cada cidade, o numero de sites chegou a 1.200 no inicio de 2011, de acordo com a pesquisa elaborada pela e-bit e com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
O novo modelo de comercio eletrônico no Brasil, rapidamente conquistou milhares e milhares de novos compradores, porém, como todo grande negocio a concorrência começou a ficar apertada, pois além das grandes empresas com sites em diversas cidades do Brasil, muitos outros sites regionais foram surgindo e ganhando espaço neste novo mercado.
Como todo segmento, os novos sites de compra coletiva colecionaram grandes vantagens e desvantagens ao longo destes primeiros meses. E sobre essas vantagens e desvantagens observou-se que muitas delas estão relacionadas as empresas que fazem a “promoção”, que em alguns casos não tem suporte ou estrutura para atender a demanda de clientes.
A grande vantagem dos sites de compra coletiva é que oferece aos estabelecimentos uma oportunidade de apresentar seus serviços/produtos para milhares de clientes, e assim tomar essa oportunidade como uma grande chance de fazer novos clientes, que até então não conheciam ou frequentavam o estabelecimento.
Visto como uma forma de publicidade e não como uma forma de ganhar dinheiro no primeiro momento, o estabelecimento tem praticamente lucro zero, porém, os serviços agregados ou o leque de opções que o estabelecimento oferece pode ser uma oportunidade para que a empresa tenha algum lucro com essa demanda de clientes.
A vantagem de trazer muitos clientes gerados através do site de compra coletiva, pode se transformar rapidamente em uma desvantagem, pois se estabelecimento não cumprir com o combinado, não atender o cliente de forma igual ao se padrão ou até mesmo se recusar a oferecer a “oferta” proposta no site, toda a vantagem e investimento em publicidade pode se transformar em um grande pesadelo.
Desta forma muitas empresas que fizeram seus anúncios em sites de compra coletiva, não conseguiram o retorno esperado, pois por não oferecerem o mesmo que foi proposto no site, muitos clientes tem reclamado e deixado de lado o estabelecimento que fez tal anuncio. Outra reclamação constante entre os clientes é o tratamento diferenciado que o cliente recebe de quando compra uma “promoção”, ou até mesmo o pedido que não vêem como de costume, ou como combinado.
Uma das piores reclamações entre os clientes de compra coletiva é o “falso desconto”, que acontece quando o estabelecimento tem um produto/serviço por um determinado valor, e quando vai fazer um anuncio, ele aumenta este valor de forma significativa e depois da o desconto, o que na realidade não chega a ser o desconto real, que geralmente é de 50% a 90%.
Assim os sites de compra coletiva começam a enfrentar um novo desafio para não perder seus compradores. Agora eles precisam garantir que os anunciantes ofereçam seus produtos/serviços com a mesma qualidade e atendimento de um cliente normal.


III.    VANTAGENS PARA O COMPRADOR


•    Descontos imperdíveis de até 90%
•    Segurança na compra (pagamento através de  PagSeguro ou MercadoPago)
•    Ofertas locais: as ofertas são apresentadas de acordo com a localidade.
Prazo de utilização do desconto prolongado: geralmente esse tipo de promoção tenta impor o maior número de restrições possíveis como, por exemplo, data de validade do desconto, nesse caso isso não acontece. Geralmente as promoções apresentadas oferecem prazo de validade longo e flexibilidade na sua utilização.

IV.    VANTAGENS PARA O COMERCIANTE


A principal vantagem da compra coletiva para o comerciante é a possibilidade que alcançar consumidores que não atingiria em condições normais e trazê-lo para conhecer o seu produto em promoção e, eventualmente adquirir outros produtos. Além disso, a exposição da marca nos anúncios é interessante, bem como a possibilidade de se fidelizar os novos clientes e maximizar o resultado da campanha.


V.    CONCLUSÃO


Hoje é possível aproveitar a força de toda a coletividade trazida por meio das redes sociais para gerar negócios. Existem diversas formas de gerar negócios na internet e a compra coletiva é apenas uma delas. Quando se tem visibilidade e uma oferta atrativa, mesmo que por um dia, gerar negócios fica mais fácil. Apesar de ser uma ótima oportunidade, em termos de visibilidade, a compra coletiva representa uma alternativa em curto prazo, também é preciso pensar em estratégias de médio e longo prazo para ganhar visibilidade e gerar negócios.
O número de sites de compra coletiva está aumentando a cada dia e é comum vermos sites trabalhando em características regionais e até mesmo as sugestões do Google nos mostrando que existe uma forte tendência a busca por ofertas locais.


VI.    REFERENCIAS

http://www.e-commerce.org.br/
http://www.e-commerce.org.br/compra-coletiva.php
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=915264
http://www.tecmundo.com.br/5995-como-funcionam-os-sites-de-compras-coletivas-e-quais-cuidados-devemos-tomar.htm

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