domingo, 16 de setembro de 2012

Portfolio I - FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS








WANDERLEY NUNES CRISTO







FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO
Portfolio






Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Educação à Distância, Fundamentos da Administração da Informação, Fundamentos de Lógica e Matemática Discreta, Organização de Computadores, Linguagens e Técnicas de Programação I e Seminários I.








Breves
2012



   

SUMÁRIO

1     INTRODUÇÃO    3
2     OBJETIVO    4
3     SISTEMAS DE INFORMAÇÃO    5
3.1    Sistema de Informação Operacional - SIO    5
3.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG    6
3.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD    6
3.4    Sistema de Suporte Executivo - SSE    6
3.5    Sistema de Informação Estratégica - SIE    6
3.6    Sistema de Automação de Escritório - SAE    7
3.7    Sistema de Informação Especialista - SE    7
3.8    Sistema de Informação para Operações – SIO    7
3.9    Enterprise Resource Planning – ERP    7
3.10    Customer Relationship Manager – CRM    8
4      CONCLUSÃO    9
        REFERÊNCIAS    10




1    INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Serão mostrados neste trabalho os conceitos de Sistemas de Informação, bem como os principais sistemas que atuam em uma organização desde o nível operacional e gerencial até o nível de sistemas de informação especialistas, que estão relacionados a inteligência artificial.

2    OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo levar o aluno a conhecer as principais características de um Sistema de Informação e quais os critérios de avaliação, definição, implantação e acompanhamento dos mesmos.

3    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    De acordo com Wikipédia (2012), Sistema de Informação é a expressão utilizada a para descrever sistema, seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.
Para Laudon e Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
O’Brien (2004, p.06) ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização

3.1    Sistema de Informação Operacional - SIO

Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam das tarefas rotineiras.  Fornecem a base de todo o conhecimento da organização, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações executadas dentro da organização.  Também conhecidos como Sistemas de processamento de transações (Transaction Processing Systems) – década de 50: - Executar aplicações comuns como automatizar rotinas. Por exemplo, sistema de Folha de Pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.


3.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG

Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems), são sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para realimentação do planejamento operacional. Os SIG geram relatórios gerenciais a diferentes finalidades, Custos totais com folha de pagamento, etc.

3.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD

Sistemas de Suporte (Apoio) à Decisão (Decision Support Systems) são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas auxiliam no apoio à tomada de decisão. Os Sistemas de Suporte a Decisão geram relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a construção ou não de uma determinada fábrica em uma região; a criação de novas cores de carro.

3.4    Sistema de Suporte Executivo - SSE

São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.  Utilizam tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações e apoio gerencial.

3.5    Sistema de Informação Estratégica - SIE

São sistemas que transformam os dados provenientes do Sistema de Informação Gerencial, agrupando-os para dar suporte na tomada de decisões. Geralmente oferecem informações gráficas.

3.6    Sistema de Automação de Escritório - SAE

    Sistemas de automação de escritório têm como principal finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam informações de escritório, através do uso de pacotes de aplicativos padrões existentes no  mercado como por exemplo o pacote Office da Microsoft.

3.7    Sistema de Informação Especialista - SE

São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos num dado domínio ou que consigam aconselhar (dar conselhos), de uma maneira ou em um nível comparável ao de especialistas. Por exemplo, diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e criação de produtos.

3.8    Sistema de Informação para Operações – SIO

Os sistemas de Apoio às Operações de uma empresa têm por principais metas processar transações, controlar processos industriais e atualizar banco de dados, fornecendo informações de âmbito interno e externo. Apesar da sua importância para o desenvolvimento normal das atividades da empresa, não consegue desenvolver informações específicas, necessitando do apoio do sistema de informação gerencial.

3.9    Enterprise Resource Planning – ERP

O sistema de planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning - ERP) é uma aplicação interfuncional, que integra e automatiza muitos dos processos operacionais realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. O software ERP consiste normalmente de vários módulos que apoiam as atividades da empresa envolvidas nesses processos vitais internos, como, por exemplo, expedição, estoques, faturamento, planejamento das necessidades de matérias-primas e recursos humanos, e registros.
 Alguns dos benefícios esperados pela utilização de sistemas ERP são: integração das operações internas da empresa, ganhos de eficiência, aumento de controle sobre os processos da empresa e acesso a informações de qualidade sobre a operação dos negócios, no momento necessário para a tomada de decisões.
A implementação dos sistemas ERP nas empresas não é uma tarefa simples, pois exige um processo de mudança cultural. A integração das atividades operacionais em tempo real impõe uma visão de processos àquelas empresas que os implementam, obrigando-as a compreender e transpor suas barreiras.

3.10    Customer Relationship Manager – CRM

O sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM) pode ser descrito como uma aplicação que integra e automatiza processos de atendimento ao cliente em vendas, marketing direto e satisfação, gerenciamento de pedidos, e atendimento e suporte ao consumidor no pós-venda.
    Algumas das vantagens do uso desse tipo de sistema, para os negócios, incluem a identificação dos clientes mais lucrativos, personalização em tempo real de produtos e serviços, e acompanhamento dos contatos do cliente com a empresa, independentemente do meio utilizado.
CRM é uma combinação de processos de negócio e tecnologias. Isso quer dizer que, embora uma ferramenta de TI possa ser bastante útil para a melhoria do contato da empresa com seu cliente, ou cliente em potencial, a simples utilização de uma tecnologia desse tipo não significa, por si só, agregação de mais valor no relacionamento com o cliente, se os produtos e serviços oferecidos pela empresa não o estiverem satisfazendo.

4    CONCLUSÃO

    Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas.
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.
Na corrida para atender às demandas do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário aperfeiçoar o planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade do negócio.
A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório.

REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA, Sistema de Informação. Disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o) Acesso em: 21 de Abril de 2012.

Ayres, Nilce Miranda. Fundamentos para Sistemas de Informação. Livro didático, 2ª edição revista e atualizada. Palhoça, UnisulVirtual 2005 .

Bazzotti, Cristiane. A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões. Artigo. Cascavel, Paraná 2004

Foina, Paulo Sérgio. Tecnologia de Informação: planejamento e gestão. São Paulo 2001.

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