SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
WANDERLEY NUNES CRISTO
FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO
Portfolio
Breves
2012
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
WANDERLEY NUNES CRISTO
FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO
Portfolio
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,
para as disciplinas de Educação à Distância, Fundamentos da
Administração da Informação, Fundamentos de Lógica e Matemática
Discreta, Organização de Computadores, Linguagens e Técnicas de
Programação I e Seminários I.
Breves
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5
3.1 Sistema de Informação Operacional - SIO 5
3.2 Sistema de Informação Gerencial - SIG 6
3.3 Sistema de Suporte a Decisão - SSD 6
3.4 Sistema de Suporte Executivo - SSE 6
3.5 Sistema de Informação Estratégica - SIE 6
3.6 Sistema de Automação de Escritório - SAE 7
3.7 Sistema de Informação Especialista - SE 7
3.8 Sistema de Informação para Operações – SIO 7
3.9 Enterprise Resource Planning – ERP 7
3.10 Customer Relationship Manager – CRM 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A
informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa
informação é necessário existir um conjunto de características para que
esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as
necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Serão
mostrados neste trabalho os conceitos de Sistemas de Informação, bem
como os principais sistemas que atuam em uma organização desde o nível
operacional e gerencial até o nível de sistemas de informação
especialistas, que estão relacionados a inteligência artificial.
2 OBJETIVO
Este
trabalho tem como objetivo levar o aluno a conhecer as principais
características de um Sistema de Informação e quais os critérios de
avaliação, definição, implantação e acompanhamento dos mesmos.
3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
De acordo com Wikipédia (2012), Sistema de Informação é a expressão
utilizada a para descrever sistema, seja ele automatizado (que pode ser
denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou manual, que
abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar,
processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para
o usuário e/ou cliente. Todo Sistema que manipula dados e gera
informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser
genericamente considerado como um sistema de informação.
Para Laudon
e Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de
componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar,
recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a
finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a
análise e o processo decisório em organizações.
O’Brien (2004, p.06)
ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de
pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados
que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização
3.1 Sistema de Informação Operacional - SIO
Sistemas
empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam das
tarefas rotineiras. Fornecem a base de todo o conhecimento da
organização, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações
executadas dentro da organização. Também conhecidos como Sistemas de
processamento de transações (Transaction Processing Systems) – década de
50: - Executar aplicações comuns como automatizar rotinas. Por exemplo,
sistema de Folha de Pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.
3.2 Sistema de Informação Gerencial - SIG
Sistemas
de Informações Gerenciais (Management Information Systems), são
sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação
operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações
atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo
gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da
empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para
realimentação do planejamento operacional. Os SIG geram relatórios
gerenciais a diferentes finalidades, Custos totais com folha de
pagamento, etc.
3.3 Sistema de Suporte a Decisão - SSD
Sistemas
de Suporte (Apoio) à Decisão (Decision Support Systems) são sistemas
avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem
modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande
flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas auxiliam
no apoio à tomada de decisão. Os Sistemas de Suporte a Decisão geram
relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a construção ou
não de uma determinada fábrica em uma região; a criação de novas cores
de carro.
3.4 Sistema de Suporte Executivo - SSE
São
sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico
da organização. Utilizam tecnologia avançada para elaboração de
gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas
específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos
organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se
concentram em fornecer informações e apoio gerencial.
3.5 Sistema de Informação Estratégica - SIE
São
sistemas que transformam os dados provenientes do Sistema de Informação
Gerencial, agrupando-os para dar suporte na tomada de decisões.
Geralmente oferecem informações gráficas.
3.6 Sistema de Automação de Escritório - SAE
Sistemas de automação de escritório têm como principal finalidade
aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam
informações de escritório, através do uso de pacotes de aplicativos
padrões existentes no mercado como por exemplo o pacote Office da
Microsoft.
3.7 Sistema de Informação Especialista - SE
São
sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição
de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para
problemas específicos num dado domínio ou que consigam aconselhar (dar
conselhos), de uma maneira ou em um nível comparável ao de
especialistas. Por exemplo, diagnóstico médico, aconselhamento
financeiro e criação de produtos.
3.8 Sistema de Informação para Operações – SIO
Os
sistemas de Apoio às Operações de uma empresa têm por principais metas
processar transações, controlar processos industriais e atualizar banco
de dados, fornecendo informações de âmbito interno e externo. Apesar da
sua importância para o desenvolvimento normal das atividades da empresa,
não consegue desenvolver informações específicas, necessitando do apoio
do sistema de informação gerencial.
3.9 Enterprise Resource Planning – ERP
O
sistema de planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource
Planning - ERP) é uma aplicação interfuncional, que integra e automatiza
muitos dos processos operacionais realizados pelas funções de produção,
logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos
de uma empresa. O software ERP consiste normalmente de vários módulos
que apoiam as atividades da empresa envolvidas nesses processos vitais
internos, como, por exemplo, expedição, estoques, faturamento,
planejamento das necessidades de matérias-primas e recursos humanos, e
registros.
Alguns dos benefícios esperados pela utilização de
sistemas ERP são: integração das operações internas da empresa, ganhos
de eficiência, aumento de controle sobre os processos da empresa e
acesso a informações de qualidade sobre a operação dos negócios, no
momento necessário para a tomada de decisões.
A implementação dos
sistemas ERP nas empresas não é uma tarefa simples, pois exige um
processo de mudança cultural. A integração das atividades operacionais
em tempo real impõe uma visão de processos àquelas empresas que os
implementam, obrigando-as a compreender e transpor suas barreiras.
3.10 Customer Relationship Manager – CRM
O
sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (Customer
Relationship Management - CRM) pode ser descrito como uma aplicação que
integra e automatiza processos de atendimento ao cliente em vendas,
marketing direto e satisfação, gerenciamento de pedidos, e atendimento e
suporte ao consumidor no pós-venda.
Algumas das vantagens do uso
desse tipo de sistema, para os negócios, incluem a identificação dos
clientes mais lucrativos, personalização em tempo real de produtos e
serviços, e acompanhamento dos contatos do cliente com a empresa,
independentemente do meio utilizado.
CRM é uma combinação de
processos de negócio e tecnologias. Isso quer dizer que, embora uma
ferramenta de TI possa ser bastante útil para a melhoria do contato da
empresa com seu cliente, ou cliente em potencial, a simples utilização
de uma tecnologia desse tipo não significa, por si só, agregação de mais
valor no relacionamento com o cliente, se os produtos e serviços
oferecidos pela empresa não o estiverem satisfazendo.
4 CONCLUSÃO
Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender
as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e
tecnologia da informação nas empresas.
O propósito básico da
informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso
eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem
decidir o futuro da organização.
Na corrida para atender às demandas
do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a
sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a
empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário aperfeiçoar o
planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de
suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação
dos seus clientes e a lucratividade do negócio.
A utilização de
tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita
a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos,
capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O
sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são
assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste
contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação
gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da
empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo
decisório.
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA, Sistema de Informação.
Disponível em:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o) Acesso
em: 21 de Abril de 2012.
Ayres, Nilce Miranda. Fundamentos para
Sistemas de Informação. Livro didático, 2ª edição revista e atualizada.
Palhoça, UnisulVirtual 2005 .
Bazzotti, Cristiane. A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões. Artigo. Cascavel, Paraná 2004
Foina, Paulo Sérgio. Tecnologia de Informação: planejamento e gestão. São Paulo 2001.
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